
O Sindicato dos Bancários de Araraquara se uniu aos sindicatos dos bancários de todo o país no Dia Nacional de Luta dos Funcionários do Santander.
Na manhã desta terça-feira (30), dirigentes sindicais estiveram percorrendo as agências do banco para denunciar aos clientes e alertar a categoria sobre a prática de terceirizações promovidas pela empresa, para realocar bancários dentro de seu próprio grupo econômico, excluindo-os da categoria bancária e da abrangência de sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) - o que acarretará em redução da remuneração total e no corte de vários direitos, além do aumento da jornada.
“Apesar de obter lucros astronômicos e sempre crescentes no Brasil, mesmo em período de pandemia, o Santander não reduz seu ímpeto na cobrança de metas, redução de direitos e remuneração dos trabalhadores, na busca de aumentar ainda mais seus lucros. A prática atual é a criação de empresas para realocar seus funcionários das áreas de tecnologia da informação, call center e comercial. Queremos negociar e resolver esse conflito. Caso o banco permaneça inerte os protestos vão aumentar!”, ressaltou o presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo.
A representação dos trabalhadores encaminhou uma carta ao Santander expondo a situação e, mais uma vez, solicitando negociação. O banco protela a resposta.
#SomosBancários
Com a criação de empresas e a realocação de bancários para trabalhar nestas empresas, o Santander promove uma clara interferência na organização sindical dos trabalhadores.
A categoria bancária é organizada nacionalmente e, por isso, tem força para lutar pelos direitos e por novas reivindicações. O banco busca enfraquecer essa organização. Com a realocação dos bancários nestas empresas, aumenta ainda mais seus lucros e diminui o poder de negociação dos trabalhadores, que perdem em representação e força.

COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical

Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'

Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer

Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026

Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade

Pelo fim do teto do Saúde Caixa e por melhoria da qualidade do plano

Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias