Em 2024, os participantes do Economus - entidade fechada de previdência complementar dos bancários egressos do Banco Nossa Caixa - escolherão dois representantes para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal, mais os seus respectivos suplentes.
O pleito será realizado das 10h do dia 08 de abril de 2024 até 16h do dia 29 de abril, exclusivamente em ambiente eletrônico, por meio de link a ser divulgado.
Os interessados em concorrer nas eleições devem realizar a inscrição entre os dias 15 de janeiro e 16 de fevereiro de 2024.
“É extremamente importante a participação de todos os participantes do Economus, da ativa e aposentados, nas eleições dos conselhos deliberativo e fiscal, instâncias essenciais para a resolução dos problemas enfrentados pela entidade”, diz Getúlio Maciel, dirigente sindical da Federação dos Bancários da CUT-SP (Fetec-SP) e representante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
"E é também essencial que a representação dos conselheiros seja de fato comprometida com os interesses dos trabalhadores e tenha firmeza para cobrar a responsabilidade do banco, buscando encaminhar as justas demandas dos associados nas negociações, que precisam ser levadas a sério pelo patrocinador", acrescenta o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Luiz Eduardo de M. Freire (Sadam).
Discriminação
Para a conselheira deliberativa eleita suplente do Economus, Adriana Ferreira, o fato de não ser possível a votação por meio do SISBB nas eleições do Economus evidencia o tratamento discriminatório ao qual estão submetidos os trabalhadores egressos da Nossa Caixa.
“Uma eleição do Economus, na qual os participantes da ativa não podem votar por meio do SISBB, assim como fazem os bancários participantes da Cassi e da Previ nas eleições destas duas entidades, é mais uma prova de que os egressos da Nossa Caixa não recebem o mesmo tratamento que seus demais colegas dentro do Banco do Brasil”, avalia Adriana.
“A demanda para que os egressos da Nossa Caixa tenham direito de ingressar na Cassi e na Previ, assim como a possibilidade de votação por meio do SISBB nas eleições do Economus, são reivindicações antigas dos trabalhadores. Porém, o banco não apresentou até então qualquer proposta. É preciso acabar com essa discriminação”, conclui a dirigente.
Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
Caixa abre inscrições para novos membros das Comissões Regionais da Diversidade
Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
Justiça tributária: Entenda o que significa a taxação dos super-ricos
Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região lança nova Campanha de Sindicalização com prêmios imperdíveis!
ATENÇÃO: Atividade sobre certificações bancárias foi adiada
Comissão da Câmara aprova projeto que isenta de IR quem ganha até R$ 5 mil
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias