Os empregados da Caixa têm denunciado o afrouxamento das medidas de segurança e prevenção contra a Covid-19 nas agências do banco público em todo o país. As informações são confirmadas por dados preliminares da pesquisa Dossiê Covid-19 como uma Doença Relacionada ao Trabalho, que tem como objetivo produzir um relatório sobre a Covid-19 em atividades de trabalho.
> A pesquisa ainda não foi concluída. Para participar, clique aqui.
O objetivo do estudo – desenvolvido por pesquisadores das universidades de São Paulo (USP), Estadual Paulista (Unesp) e Federal do Pará (UFPA) – é dar visibilidade à relação entre a atividade profissional e o adoecimento por contaminação pelo coronavírus.
Para a médica e pesquisadora do Trabalho, Maria Maeno, a pesquisa com os bancários da estatal tem um peso maior, já que considerável parte deles manteve o trabalho presencial para o pagamento do Auxílio Emergencial e de outros benefícios sociais à população. Ela integra o grupo de pesquisadores que atuam no estudo por meio da cooperação técnica entre a Fenae e a Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade (Asas).
Até o momento, mais de 600 empregados da Caixa responderam à pesquisa. Os dados mostram que mais de 70% dos participantes informaram que no local onde trabalham faltam ventilação, janelas ou outra abertura para o ambiente externo. A maioria também informou que há contato próximo com os clientes ou colegas de trabalho.
“Esse resultado, mesmo que parcial, reforça a necessidade de incluir os bancários nos grupos prioritários da vacinação, já que esse é um grupo que ficou impedido de realizar distanciamento social e que se expõe diariamente de diversas formas durante o trabalho, diferente de outros grupos que podem adotar essas medidas de proteção”, lembra a diretora da Apcef/SP, Vivian Carla.
Confira alguns dos resultados já apresentados:
Reajuste Zero: personalize sua foto nas redes sociais e participe da campanha
Pirâmide social do SuperCaixa: resultados de agosto da Vivar deixariam base de fora, mas garantiriam bônus ao topo
PLR é fruto de negociação coletiva
Artigo: Estabilidade democrática é condição para o trabalho, a economia e o futuro do país
Movimento sindical envia ofício às financeiras pedindo que adiantem a PLR dos financiários
Bancários e bancárias de Araraquara participarão dos atos em defesa da soberania no 7 de setembro
Contraf-CUT e Sindicato solicitam antecipação da PLR da Caixa
Movimento sindical e BB voltam às negociações para custeio do Plano Associados da Cassi
Sindicato lança campanha solidária em prol dos idosos: juntos pelo futuro que queremos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias