Acontece nesta quinta-feira (10), a partir das 19h, pela plataforma Zoom, oficina formativa sobre a Marcha das Margaridas, evento que acontece em Brasília, a cada quatro anos. Em 2023, ocorrerá entre os dias 15 e 16 de agosto.
“Esta será a 7ª Marcha das Margaridas, com previsão de reunir mais de 100 mil mulheres”, explica a secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). “Neste curso, que será ministrado em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), vamos falar da história da marcha, principais conquistas, o lema deste ano, além dos eixos formativos e a programação de 2023”, destaca.
“Esse curso é essencial porque a Marcha das Margaridas é uma das maiores mobilizações mundiais de rua e a oficina ajudará as pessoas a conhecer mais sua história e dinâmica de construção”, observou o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon.
Curso
Tema: Por que marchamos? Margaridas em luta pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver
Quando: Quinta-feira, 10 de agosto, às 19h
Clique aqui para inscrever-se e receber o link do curso, que será enviado por e-mail.
Histórico
O nome da marcha foi inspirado em Margarida Maria Alves. A nordestina e trabalhadora rural, ocupou por 12 anos a Presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, onde rompeu os padrões tradicionais de gênero no movimento sindical.
A trajetória de Margarida, morta cruelmente em frente de sua casa, no dia 12 de agosto de 1983, inclui a luta pelo direito à terra, pela reforma agrária, por educação, igualdade, direitos trabalhistas e vida digna para trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Nova Tabela PIP é aprovada pela Previc, após anos de reivindicação do movimento sindical
Dia Nacional de Luta em defesa do Saúde Caixa: Sindicato protesta por reajuste zero nas mensalidades e melhorias no plano
Confira entrevista exclusiva do diretor de Benefícios da Funcef à Fenae
Curso Paternidade e Maternidade Responsável: inscrições para turma de agosto estão abertas!
Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
Caixa abre inscrições para novos membros das Comissões Regionais da Diversidade
Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
Justiça tributária: Entenda o que significa a taxação dos super-ricos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias