
A Confederação Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), lança neste 1ª de Maio – Dia Internacional dos Trabalhadores – uma linha do tempo com o histórico de conquistas da categoria.
O objetivo do material é para que todos e todas nunca nos esqueçamos que vale alimentação, vale transporte, 13º salário, jornada de trabalho de seis horas, participação nos lucros e resultados (PLR), licença maternidade, licença paternidade e tantas outras conquistas só existem por causa da mobilização dos trabalhadores.
Ter conhecimento de que foram às mãos dos trabalhadores que permitiram a existência desses direitos é fundamental para a defesa dos direitos trabalhistas e obter novos avanços. Consciência de que é a luta do passado que nos trouxe as condições atuais, nos permite não poder de vista que a unidade da classe trabalhadora foi e continua fundamental para escrevermos um futuro melhor e mais justo para todas e todos.
Conhecimento é poder
Esquecer da história é correr o risco de perder direitos. A história da classe trabalha bancária é a mesma de todas as demais categorias e atravessa a luta de classes.
Luta de classes não é uma mera teoria, mas um conceito que nós conhecemos na prática: a tensão entre a concentração de recursos financeiros nas mãos de poucos e os trabalhadores, que vendem a sua mão de obra. É por isso que o papel do movimento sindical trabalhista é fundamental, porque a união da categoria nos permite conquistar, defender e organizar os interesses da classe trabalhadora nesse conflito.
A seguir, a linha de conquistas das bancárias e bancários, desde 1985, em vídeo. Nós próximos dias o materíal será divulgado em forma de imagem completa, em nosso site.

Receita paga lote da malha fina de dezembro

Luta por mudanças no Super Caixa continua

Comunicação sobre mudanças gera medo e insegurança em bancários do Itaú

Saiba como será o expediente dos bancos no Ano Novo

Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Por unanimidade, STF reconhece existência de racismo estrutural no Brasil. Entenda

Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio

Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu

Movimento sindical bancário mantém vigilância sobre pautas estratégicas durante o recesso do Congresso
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias