Venceu a responsabilidade e também a inteligência. A aprovação das contas do ano passado e do orçamento 2024 da Cabesp são vitórias de todos os associados, mostrando que o entendimento das associações e entidades sindicais é correto e que os diretores eleitos estão realizando uma gestão transparente, profissional e humana. Os pontos polêmicos são a rede de atendimento e as negativas nos tratamentos, assuntos não tratados no Relatório anual, que não obteve aprovação (leia adiante).
Este foi um desfecho favorável a todas e todos que se esmeram pela saúde da Cabesp. Na quarta-feira (27), associados lotaram a Casa de Portugal e os que não puderam participar pessoalmente, se conectaram via Zoom para acompanhar passo a passo as explanações sobre os números obtidos pela Caixa Beneficente no último ano.
As associações Afubesp, Afabesp, Abesprev e entidades sindicais indicaram a aprovação dos pontos Prestação de Contas 2023 e Orçamento para o ano corrente. Somente o Relatório Anual foi apontado para rejeição por conta da falta de clareza do texto, ausência de uma análise aprofundada sobre rede credenciada, entre outros motivos.
Os dirigentes da Afubesp e sindicatos fizeram várias manifestações, sempre em busca do diálogo sobre o que realmente estava em jogo na AGO, com conhecimento de anos a fio e engajados em suas falas.
Para Maria Rosani, presidenta da Afubesp, o voto da responsabilidade venceu ante o voto de protesto infundado. “Seguiremos lutando por melhores condições no atendimento, por uma rede credenciada que atenda melhor seus associados. Era muito importante aprovar as contas pois, afinal, elas estão sim corretas”, destaca a presidenta que também se manifestou ao público.
Já Rita Berlofa, dirigente da Contraf, enfatiza que é preciso agir com inteligência. A negativa às contas não ajudaria em nada a questão da rede credenciada – que, sim, precisa melhorar.
Dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Afubesp, Vera Marchioni afirmou que é preciso que os colegas dos locais onde há problemas na rede se organizem. “Assim, poderemos levar à Cabesp de forma concreta tudo o que está acontecendo com esses sócios. Precisamos inclusive de um grande ato na frente do banco reivindicando melhor tratamento”, disse.
A Afubesp agradece a todas e todos por seguirem em maioria as orientações de voto.
Estreia do modelo híbrido agradou
Pela primeira vez na história, uma AGO foi feita de formato híbrido, uma reivindicação das associações e entidades sindicais. Fórmula essa que se mostrou eficiente pela inclusão e democracia que deu o tom da assembleia, visto os muitos debates entre ideias diferentes. Todos os votos foram computados pelo Portal da Cabesp e divulgados com rapidez logo após o intervalo da AGO, por volta das 16h.
Mas, é importante ressaltar que, apesar da facilidade de votar à distância, muitos ainda estão alheios à importância de participar das decisões assembleares. Em um universo de aproximadamente 18 mil associados, o número de votantes ficou apenas em 5.295, abaixo até da última assembleia.
Confira abaixo o resultado:
PRESTAÇÃO DE CONTAS:
SIM – 2.872
NÃO – 2.402
NULOS – 14
BRANCOS – 07
RELATÓRIO ANUAL:
SIM – 214
NÃO – 5.049
NULOS – 18
BRANCOS – 14
DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
SIM – 2.787
NÃO – 2.490
NULOS – 06
BRANCOS – 12
TOTAL DE VOTOS: 5.295
Movimento sindical dá boas-vindas a formandas de curso ligado ao projeto Mais mulheres na TI
Funcionários do BB rejeitam proposta que aumenta contribuição à Cassi e impacta orçamento das famílias
Sindicato participa de ato na Avenida Paulista, em SP, pelo fim da escala 6x1, taxação dos super-ricos e pela soberania do país
COE do Mercantil cobra redução na meta para recebimento da PLR própria
Coletivo Nacional de Segurança Bancária alinha propostas para negociação com a Fenaban e prepara seminário nacional
Hoje (10) é dia de ir às ruas exigir a taxação dos super-ricos!
Conquista dos sindicatos no ACT, Banco do Brasil anuncia ampliação do trabalho remoto
Contratação de mais um ex-BC pelo Nubank expõe relação de interesse entre agentes reguladores e fintechs
Dia Nacional de Luta expõe contradições do Itaú: lucro bilionário, demissões e agência fechada em Araraquara
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias