O Coletivo de Empregados do Itaú-Unibanco se reuniu na manhã de quinta-feira (29), no Encontro Estadual, para debater os temas que serão levados ao Congresso Nacional dos trabalhadores do banco. O encontro foi realizado de forma virtual pela FETEC-CUT/SP, com sindicatos da base de São Paulo.
O Sindicato dos Bancários de Araraquara participou representado pela secretária geral da entidade e bancária do Itaú, Rosângela Silva Lorenzetti.
O diretor de Relações Sindicais da Fetec-CUT/SP e funcionário do Itaú, Valdir Machado de Oliveira, coordenou o encontro que abordou temas como Emprego, Saúde, condições de trabalho e Previdência. O aumento nas demissões e do assédio moral, com metas cada vez mais abusivas, também nortearam o debate.
‘’A participação dos empregados no Encontro Nacional será fundamental para a mobilização em defesa dos empregos, da garantia de direitos e da saúde dos funcionários, principalmente durante a pandemia’’, disse Valdir.
Banco demitiu e fechou agências em plena pandemia
Em uma análise de conjuntura, Catia Uehara, assessora econômica do Dieese, lembrou que apesar da variação do PIB estamos muito distantes da situação que vivíamos em 2013. A economista destacou que mesmo durante a pandemia, os cinco principais bancos lucraram muito e que o Itaú continua sendo o maior banco em total de ativos, com crescimento de 15% na carteira de crédito.
O banco prossegue com o fechamento de agências. Hoje, o Itaú conta com 3.041 unidades. Em 12 meses, o banco, que prossegue demitindo, fechou 115 agências físicas. Com exceção de profissionais da área digital, houve redução de 1.900 postos de trabalho. Segundo Catia Uehara, a previsão é que banco atinja um lucro de mais de R$ 6,3 bilhões no 2º bimestre deste ano.
Agenda
Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú
Dia: 5 de agosto
Hora: 14 horas
Por videoconferência
Desemprego recua para 6,2% no trimestre e atinge a menor taxa da série histórica
Sindicatos da FETEC-CUT/SP aprovam propostas para a 1ª Conferência Nacional dos Bancários Aposentados
Conselho de Usuários reforça mobilização nacional em defesa do Saúde Caixa
Plebiscito Popular 2025 mobiliza bancários de Araraquara pelo fim da escala 6x1, isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e taxação dos super-ricos
Congresso derruba reajuste de IOF para obrigar governo a cortar recursos de saúde e educação
Atualização da NR-1 reacende debate sobre saúde mental e gestão abusiva nos bancos
Boato de reestruturação segue preocupando empregados da Caixa
Sindicato participa da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Araraquara e reafirma compromisso com o SUS e a cidadania
Sindicato alerta para tentativa de golpe em nome do jurídico da entidade
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias