O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) realizou reunião na última quarta-feira (9/12) e decidiu colocar em consulta pública a possibilidade de resgate parcial de contribuição de participantes nos planos de Contribuição Definida e de Contribuição Variável (Novo Plano e REB no caso dos planos administrados pela Funcef). A consulta não menciona nada em relação a parte da patrocinadora.
A justificativa é que a medida incentivaria a adesão a essas modalidades de plano nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar, tese que carece de comprovação uma vez que não existem estudos técnicos que sustentam esse entendimento.
Lembrando sempre que qualquer saque em reservas acumuladas significa redução no benefício futuro projetado. Se os referidos saques se limitassem as contribuições facultativas, especiais ou voluntárias, aquelas que não trazem a contrapartida da patrocinadora (cada regulamento trata por um nome) ainda haveria espaço para discussão.
A resolução ainda deve ser discutida em reunião marcada para março de 2021. Caso o resgate se torne realidade, a Fenae recomenda cautela e atenção pois os saques podem comprometer a liquidez do plano e prejudicar os participantes.
Propostas Fenae
Em maio desse ano, a Fenae apresentou à Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar), ofício com propostas para contribuir com as discussões que envolvem a revisão de normas e resoluções que tratam dos planos de previdência administrados pelos Fundos de Pensão. A Anapar pretende enviar as propostas ao CNPC, à Superintendência Nacional de Previc e, eventualmente, ao Congresso Nacional. Saiba mais.
Sindicato participa de ato na Avenida Paulista, em SP, pelo fim da escala 6x1, taxação dos super-ricos e pela soberania do país
COE do Mercantil cobra redução na meta para recebimento da PLR própria
Coletivo Nacional de Segurança Bancária alinha propostas para negociação com a Fenaban e prepara seminário nacional
Hoje (10) é dia de ir às ruas exigir a taxação dos super-ricos!
Conquista dos sindicatos no ACT, Banco do Brasil anuncia ampliação do trabalho remoto
Contratação de mais um ex-BC pelo Nubank expõe relação de interesse entre agentes reguladores e fintechs
Dia Nacional de Luta expõe contradições do Itaú: lucro bilionário, demissões e agência fechada em Araraquara
Julho das Pretas: mês celebra resistência e luta das mulheres negras no Brasil
Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias