O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região cobrou dos bancos o respeito aos trabalhadores bancários e aos clientes durante a passagem da Caravana da FETEC/SP na cidade, na manhã de quinta-feira (4).
O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região esteve presente, representado por sua diretoria, e ajudou a fortalecer a mobilização dos trabalhadores da categoria em defesa de seus direitos.
Roberto Vicentin, presidente da entidade, abriu a Caravana lembrando que os clientes têm enfrentado filas imensas, com longo tempo de espera, nas raras agências presenciais que restam na região. Só nos últimos dez anos, os cinco maiores bancos do país já fecharam mais de seis mil unidades.
"De um lado os clientes enfrentam o atendimento precário e as taxas de juros abusivas e do outro, os bancários adoecem com a imposição de vendas de produtos na busca por metas inalcançáveis".
A Caravana da FETEC/SP atravessou as principais ruas do centro da cidade realizando bandeiraço em frente às agências da Caixa, BB, Bradesco, Itaú e Santander, seguida por dezenas de lideranças sindicais das regiões de Assis, ABC, Jundiaí, Limeira, Bragança Paulista, Presidente Prudente, Barretos, São Paulo, Jundiaí, Vale do Ribeira, Taubaté e Araraquara.
Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária geral da FETEC/SP, disse que a atividade superou as expectativas dos organizadores.
"Nossa Caravana é uma das ferramentas mais importantes de mobilização para as cidades de nossa base durante a Campanha Nacional, porque nos permite dialogar diretamente com os bancários e clientes sobre as reivindicações da categoria e o andamento das negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban".
Ela relata que a população aproveitou para denunciar os abusos dos bancos durante a entrega do Jornal do Cliente, confeccionado especialmente para a Caravana.
"Muitas pessoas apoiaram nossas propostas, que estão descritas no nosso “jornal do cliente”. Nos abordaram durante o percurso para falar sobre suas dificuldades em saldar empréstimos devido aos juros abusivos cobrados pelos bancos e a dificuldade enfrentadas com as longas filas nas agências."
Os dirigentes atualizaram a categoria sobre as negociações, destacando as principais reivindicações da minuta entregue à Fenaban, como aumento real de 5% (+ inflação), aumento da PLR, do VA e VR, programas de prevenção contra o assédio moral e sexual, melhorias no teletrabalho, mais segurança bancária e segurança virtual e a jornada de 4 dias sem redução dos salários.
Nesta sexta-feira (5), a Caravana circula na cidade de Araraquara. Na próxima semana a delegação da FETEC/SP segue para o Vale do Ribeira.
Sindicato participa de ato na Avenida Paulista, em SP, pelo fim da escala 6x1, taxação dos super-ricos e pela soberania do país
COE do Mercantil cobra redução na meta para recebimento da PLR própria
Coletivo Nacional de Segurança Bancária alinha propostas para negociação com a Fenaban e prepara seminário nacional
Hoje (10) é dia de ir às ruas exigir a taxação dos super-ricos!
Conquista dos sindicatos no ACT, Banco do Brasil anuncia ampliação do trabalho remoto
Contratação de mais um ex-BC pelo Nubank expõe relação de interesse entre agentes reguladores e fintechs
Dia Nacional de Luta expõe contradições do Itaú: lucro bilionário, demissões e agência fechada em Araraquara
Julho das Pretas: mês celebra resistência e luta das mulheres negras no Brasil
Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias