
Sindicatos de bancários de todo o país realizam assembleias para deliberar sobre a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, bem como sobre as propostas dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) específicos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
O Comando Nacional dos Bancários e o Sindicato de Araraquara recomendam a aprovação das três propostas.
A votação está sendo realizada por meio de plataforma eletrônica e segue até às 19 horas desta quinta-feira (1º/9). Para votar, os bancários, filiados ou não ao sindicato, devem acessar o link https://bancarios.votabem.com.br/
Propostas em votação
A proposta da Fenaban, para a renovação da CCT válida para toda a categoria em todo o país, prevê a manutenção de direitos, aumento real nos vales alimentação (VA) e refeição (VR) e no teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), além de inclusão de novas cláusulas sobre teletrabalho e combate ao assédio sexual e moral (leia mais sobre a proposta da Fenaban).
A proposta da Caixa para a renovação do ACT dos empregados também prevê a manutenção de todos os direitos e traz avanços importantes, como o acordo de teletrabalho e a criação do Grupo de Trabalho de condições de trabalho (leia mais sobre a proposta da Caixa).
A proposta do Banco do Brasil para a renovação do ACT dos funcionários demorou mais tempo para ser finalizada. A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e a direção da empresa somente chegaram a um entendimento depois que, em solidariedade aos funcionários do BB, o Comando Nacional paralisou as negociações com a Fenaban até que o BB desistisse de tentar retirar direitos dos funcionários. Após a pressão exercida pelo Comando e pelos funcionários, o banco recuou e a proposta foi encaminhada às assembleias com recomendação de aprovação (leia mais sobre a proposta do BB).
Quando vem a PLR?
Esta é a pergunta mais frequente feita pela categoria no momento. Durante as negociações, a Fenaban disse que, se as propostas forem aprovadas pelas assembleias e assinadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), sindicatos e pela Fenaban até o dia 2 de setembro, muitos bancos já efetuam o pagamento até o dia 9 de setembro.

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu

Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros

Santander divulga agenda de expediente de fim de ano para os empregados

Campanha de Sindicalização: Bancário do Mercantil é o contemplado com voucher-viagem de R$ 10 mil da Fetec-CUT/SP

Hoje é o último dia para participar da Campanha Natal Solidário: sua doação ainda pode transformar vidas

Super Caixa: empregados criticam programa de premiação do banco

Cassi: BB apresenta proposta de antecipação de valores aquém das necessidades da caixa de assistência

Senado avança em PEC que reduz jornada de trabalho para 36 horas semanais
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias