A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) será homenageada na Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (2), por seus 52 anos, em sessão solene que será realizada no Plenário Ulysses Guimarães. A homenagem foi requerida pela deputada Erika Kokay (PT/DF), bancária da Caixa.
“A homenagem se dá não apenas pelos 52 anos da Fenae, mas pela nossa luta em defesa da Caixa e de seus empregados”, destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto. “Além disso, a atuação da Fenae ao longo da história também tem sido marcada pelo compromisso com a redução das desigualdades sociais no país”, completou.
“É um reconhecimento pelo que a Fenae faz pelos empregados, seja no que se refere à luta pelos direitos, seja pelo importante papel social que a entidade cumpre junto ao pessoal da Caixa”, disse a empregada da Caixa e diretora executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Eliana Brasil, que representará a entidade na sessão. “Mas, além do papel junto aos empregados, a Fenae também merece ser homenageada pelo que faz em defesa da Caixa e, consequentemente, pelo desenvolvimento do país”, completou a diretora da Contraf-CUT.
Além do presidente da Fenae e da diretora da Contraf-CUT, estarão presentes na mesa do evento a deputada Erika Kokay; o vice-presidente da Caixa, representando a presidenta Rita Serrano, Sérgio Mendonça; o presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), Ricardo Pontes; o secretário para Assuntos Jurídicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Valeir Ertle; e o presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Distrito Federal e presidente do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae, José Herculano do Nascimento.
Histórico de luta
A Fenae foi fundada no dia 29 de maio de 1971, durante o 6º Congresso Nacional das Associações Estaduais do Pessoal da Caixa (Apcefs). No início, surgiu como uma pequena associação, que amadureceu na forma de uma entidade combativa, forte e representativa.
Foi criada com o propósito de servir ao bem-estar dos empregados da Caixa e em defesa do banco público e social. O cenário de existência da Federação, na verdade, sempre foi marcado por lutas, protestos e mobilizações pelo país afora.
> Leia mais no site da Fenae
Serviço
Sessão solene em homenagem aos 52 anos da Fenae
Data: 02/06/2023
Local: Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados
Banco Central eleva juros e reforça aperto econômico à população
“Campos Neto na gestão do Nubank é conflito de interesses”, alerta movimento sindical bancário
5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é aberta em Brasília
COE Bradesco critica fechamento de unidades em reunião com o banco
“Banco Central precisa rever regulação se quiser evitar risco para o sistema”, alertam trabalhadores
Itaú muda regras e aumenta a taxa do crédito imobiliário para funcionários
Saúde Caixa: Carlos Vieira desrespeita empregados ao manter teto de 6,5%
Solidariedade que aquece: Sindicato dos Bancários inicia Campanha do Agasalho 2025
5ª CNMA começa hoje (6) com base em caderno de propostas construído pela sociedade civil
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias