Representantes dos Empregados da Caixa voltaram a receber reclamações de empregados do banco público, com função gratificada, relacionadas a cobrança para apresentação de certificações Anbima (CPA-10 e CPA-20).
Segundo os bancários, o prazo exigido pela direção do banco para apresentação das certificações é muito curto: 15 de setembro. Além disso, a gestão da empresa determinou até 31 de agosto para que os trabalhadores façam cursos Agir Certo e PCD. Ambos são necessários para poder concorrer ao Processo Seletivo Interno (PSI).
Já é um absurdo a gestão Pedro Guimarães cobrar metas durante a pandemia, quanto mais cobrar cursos com prazo tão curto para serem finalizados, dada a alta demanda de atendimento que ainda existe nas unidades. Como o empregado vai conseguir fazer todos esses cursos tendo ainda de bater essa meta e atender a população?
O prazo insuficiente está sendo exigido em meio a um cenário contínuo de redução do número de postos de trabalho e, ao mesmo tempo, de aumento abusivo das metas – em plena pandemia, a venda de produtos de seguridade para segmento PJ foi aumentada em quatro vezes, por exemplo.
“Falta de respeito, de humanismo”
A cobrança para apresentação da certificação Anbima está gerando transtornos psicológicos nos empregados.
“Sexta recebi um e-mail da [área] me cobrando a certificação. Só pressão! A Anbima ficou fechada três meses. Não se consegue agenda. Fico tão nervosa que de setembro até março reprovei duas vezes. Fora o gasto. Cada prova custa R$ 286. Isso tem mexido muito com meu emocional! Fora que a gestão não deixa a gente em paz para estudar. É uma falta de respeito, de humanismo até! Temos família e problemas pessoais também. Não dá para viver 24 horas de Caixa!”, desabafa uma empregada.
No final de maio, após cobrança do Sindicato e da Apcef/SP, a Caixa havia anunciado novo prazo para que os empregados com função gratificada apresentem as certificações Anbima.
É válido lembrar que também é responsabilidade da gestão da empresa a redução do número de empregados, e assim falta de tempo para estudos. Diante deste caos, as entidades sindicais voltarão a reivindicar a prorrogação desses prazos, bem como a suspensão das metas durante a pandemia.
Os empregados devem prontamente entrar em contato com o Sindicato quando ocorrerem metas abusivas para venda de produtos durante a pandemia; desrespeitos ao protocolo contra a covid-19; falta de empregados nas agências; e desrespeito à jornada no teletrabalho. As denúncias podem ser realizadas pelo WhatsApp (16) 98115-6150. O sigilo é garantido!
Bancários sindicalizados podem realizar cursos gratuitos na Rede do Conhecimento
Trabalhadores associados ao Sindicato podem realizar, gratuitamente, diversos cursos de ensino a distância (EAD). Entre as opções disponíveis, estão os cursos de CPA 10, CPA 20, CEA, CA 600, Bancos Públicos no Brasil, FBB 200, entre outros.
Como participar:
Cada bancário (a) pode se inscrever em até dois (2) cursos simultâneos. Os interessados devem enviar e-mail para a Secretaria Geral do Sindicato informando nome completo, e-mail e CPF. As informações serão repassadas à Contraf-CUT e à Fenae, que enviarão ao inscrito os dados necessários para acesso à plataforma dos cursos. Mais informações pelo WhatsApp (16) 98115-6150
Desemprego recua para 6,2% no trimestre e atinge a menor taxa da série histórica
Sindicatos da FETEC-CUT/SP aprovam propostas para a 1ª Conferência Nacional dos Bancários Aposentados
Conselho de Usuários reforça mobilização nacional em defesa do Saúde Caixa
Plebiscito Popular 2025 mobiliza bancários de Araraquara pelo fim da escala 6x1, isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e taxação dos super-ricos
Congresso derruba reajuste de IOF para obrigar governo a cortar recursos de saúde e educação
Atualização da NR-1 reacende debate sobre saúde mental e gestão abusiva nos bancos
Boato de reestruturação segue preocupando empregados da Caixa
Sindicato participa da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Araraquara e reafirma compromisso com o SUS e a cidadania
Sindicato alerta para tentativa de golpe em nome do jurídico da entidade
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias