Diversos bancários lotados na base do Sindicato procuraram a entidade com dúvidas a respeito do Bônus Caixa, um programa de remuneração específico, que diferentemente da PLR e da PLR Social - que remuneram todos os empregados – discrimina boa parte dos trabalhadores que participam do resultado do banco público.
O Bônus Caixa abrange o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, e a apuração para efeito de pagamento ocorrerá após a divulgação oficial do resultado operacional de 2021. Mas, só receberão a remuneração gerentes, superintendentes, coordenadores e supervisores.
Estão excluídos, empregados que ocupam funções gratificadas como auxiliar de atendimento, assistente e caixa.
Além da venda de produtos, o Bônus Caixa leva em conta aspectos da rotina de trabalho, como por exemplo, economia de horas extras nas agências. Essa é uma das razões de a Caixa já ter sido, inclusive, denunciada no Ministério do Trabalho por registro irregular, pois a prática pressiona os empregados a continuarem trabalhando sem registrar o período a mais trabalhado no ponto.
O movimento sindical já oficiou a direção do banco solicitando o pagamento do crédito e vem, há tempos, cobrando a revisão dos critérios para a bonificação, já que todos os empregados constroem juntos o resultado da Caixa, não apenas os gestores que batem as metas.
“Aos empregados da rede que ao menos aparecem na “lista dos escolhidos”, possíveis merecedores do bônus, resta a angústia de saber se realmente estarão enquadrados nos critérios exigidos no regulamento, a falta de informação de valor e a data do possível recebimento. Para aqueles que são considerados “dispensáveis pela Caixa”, fica a fúria pela desvalorização do trabalho realizado”, ressalta a secretaria geral do Sindicato, Rosângela Lorenzetti.
Como novas tecnologias impactam na movimentação de empregos do ramo financeiro
Revisão do sistema financeiro nacional precisa ser feita com urgência
Inteligência Artificial em debate: impactos, riscos e a defesa dos direitos sociais
Manutenção da democracia brasileira passa pela eleição de senadores progressistas em 2026
Maioria esmagadora da categoria valoriza direitos trabalhistas e rechaça pejotização
Com representação de norte a sul do país, 27ª Conferência Nacional dos Bancários é aberta em São Paulo
40º Conecef aprova resoluções das empregadas e empregados
Bancários do Bradesco aprovam plano de ação em encontro nacional
Encontro Nacional do Santander debate intensificação das ações de luta e organização
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias