Bancários em todo o país protestaram, na manhã desta terça-feira (29/3), contra uma série de abusos da gestão brasileira do Santander. O Dia Nacional de Luta foi deflagrado em agências e centros administrativos em diversos estados e municípios do Brasil contra, principalmente, a decisão da direção do Santander Brasil de convocar para o retorno presencial as gestantes e bancários do grupo de risco.
O Sindicato dos Bancários de Araraquara se somou a mobilização. Diretores da entidade estiveram nas agências para dialogar com os trabalhadores e a população, além de distribuir um informativo denunciando o descaso do banco com seus funcionários e cobrando a defesa da vida, melhores condições de trabalho e mais contratações.
“A direção do Santander ignora que a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou. Nosso protesto em nível nacional é pela preservação da saúde da categoria e tantos outros abusos cometidos pelo banco, como a terceirização e as demissões, que atacam os direitos da categoria e precarizam o atendimento à população; a falta de trabalhadores nas agências, que têm provocado a sobrecarga de trabalho e o adoecimento dos funcionários; e a ampliação do horário de atendimento nas unidades, sem nenhuma negociação prévia com o movimento sindical”, explicou o diretor do Sindicato, Paulo Vicente Fernandes.
Às 15h, o protesto também tomará as redes sociais, com a hashtag #SantanderNosRespeite.
“O que o banco tem promovido é um total desrespeito a homens e mulheres, pais e mães de família, que constroem seus resultados diariamente e fazem do Brasil a operação mais lucrativa do Grupo Santander. É um absurdo que a empresa siga na contramão, priorizando o lucro em detrimento da saúde e da vida de seus funcionários. Estamos em luta e não mediremos esforços para garantir direitos, melhores condições de trabalho e a segurança da categoria”, concluiu a diretora do Sindicato, Viviane Helena da Costa.
Bancários do Bradesco aprovam plano de ação em encontro nacional
Encontro Nacional do Santander debate intensificação das ações de luta e organização
Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú-Unibanco debate conjuntura, tecnologia e desafios da categoria
Trabalhadores do BB definem eixos de luta pela defesa do banco público, da Cassi e da Previ
Encontro Nacional define minuta de reivindicações dos trabalhadores do Banco Mercantil do Brasil
Defender os bancos públicos e a soberania é um compromisso inegociável com o povo brasileiro
Manifesto por “tolerância zero para casos de violência e assédio abre o 40º Conecef
Câmara aprova urgência de projeto que isenta de IR quem recebe até R$ 5 mil e reduz imposto até R$ 7.350
Reajuste salarial, PLR, VA e VR: quanto e quando você vai receber?
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias