
O Sindicato dos Bancários de Araraquara e região realiza mais um importante passo na luta contra a terceirização imposta pelos bancos. No próximo dia 3 de julho, às 18h, será realizada uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Araraquara (Rua São Bento, 887 – Centro), fruto de uma proposição do vereador Alcindo Sabino, a partir de solicitação do Sindicato.
A audiência tem como objetivo dar visibilidade ao problema da terceirização nas instituições financeiras, prática que tem se intensificado nos últimos anos e que precariza as relações de trabalho, enfraquece os direitos da categoria e prejudica o atendimento à população.
“A terceirização é um ataque direto aos direitos dos bancários. Os bancos têm aumentado lucros ano após ano e, ao mesmo tempo, substituído postos de trabalho qualificados por contratações precárias. Essa prática prejudica não só os trabalhadores, mas também a sociedade, que perde em qualidade no atendimento bancário,” afirma o presidente do Sindicato, Paulo Roberto Redondo.
Pioneiro na prática, o Santander, por exemplo, mesmo com lucros recordes — mais de R$ 13,8 bilhões em 2024 — fechou quase 400 agências desde 2019, com milhares de bancários transferidos para empresas coligadas com remuneração e direitos rebaixados.
O Sindicato agradece ao vereador Alcindo Sabino pela sensibilidade ao tema e por atender ao pedido da entidade para a realização da audiência, que será um espaço democrático de diálogo e conscientização sobre os riscos e consequências da terceirização no setor.
“Contar com o apoio de representantes do legislativo é fundamental para ampliar a visibilidade do tema e, com isso, fortalecer a nossa luta. Precisamos envolver toda a sociedade nesse debate, porque se trata de uma causa coletiva, que perpassa a defesa dos direitos da categoria e reivindica também respeito aos clientes e usuários dos serviços bancários,” reforça o secretário de Assuntos Jurídicos e Condições de Trabalho da entidade, André Luiz de Souza.
A população está convidada a participar e acompanhar a discussão de perto. A presença dos trabalhadores, entidades sindicais, lideranças comunitárias e cidadãos é essencial para fortalecer essa luta, que é de todos!

Bancários de Araraquara realizam Dia Nacional de Luta e denunciam pressão e adoecimento no Banco do Brasil

Sindicato aposta em inovação e formação para fortalecer a luta sindical

Bancários de Araraquara realizam Dia Nacional de Luta contra abusos do Santander

Trabalhadores denunciam: BC atua como inimigo do país com a prática de juros altos

Participação dos trabalhadores na gestão das empresas é de interesse público

Trabalhadores vão às ruas, nesta terça-feira (4), para exigir queda na Selic

Funcef: prova de vida dos nascidos em novembro começou no último sábado (1º/11)

Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor

Centrais sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da classe trabalhadora
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias