
Bolsonaro sancionou o Orçamento de 2021 e, com isso, o Ministério da Econômica vai antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Medida deve injetar cerca R$ 52,7 bilhões na economia
O Governo Federal antecipou o pagamento do 13º salário dos segurados e dependentes da Previdência Social neste ano. A medida consta em decreto assinado nessa terça-feira (4) pelo presidente Jair Bolsonaro e publicado na edição o Diário Oficial da União desta quarta-feira (5).
O valor da primeira parcela será liberado ao beneficiário no pagamento de maio, creditado na conta entre 25 de maio e 8 de junho. Já a segunda parcela será junto com o pagamento de junho, caindo na conta entre 24 de junho e 7 de julho.
O primeiro pagamento corresponde a 50% do valor do benefício, sem nenhum desconto. Entretanto, a segunda parcela poderá ter desconto do imposto de renda, de acordo com tabela da Receita Federal.
Além dos aposentados e pensionistas, outros beneficiários do INSS também vão receber o pagamento. São pessoas que recebem pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.
O calendário de pagamento segue o número final do benefício do cidadão, de acordo com o INSS (confira aqui).
Para quem ganha um salário mínimo, o dinheiro da primeira parcela estará disponível a partir do dia 25 de maio. Mas os que recebem mais que um salário mínimo, o valor será creditado a partir de 1º de junho.
Já a segunda parcela será creditada a partir do dia 24 de junho – para quem ganha um salário mínimo – e a partir do dia 1º de julho.
Atenção! Esta é uma medida de antecipação do pagamento. Dessa forma, no fim do ano, os beneficiários do INSS não poderão contar com nenhum valor referente a 13º.

COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical

Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'

Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer

Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026

Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade

Pelo fim do teto do Saúde Caixa e por melhoria da qualidade do plano

Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias