“Mulheres crescendo juntas” é o tema da 6ª Conferência Mundial de Mulheres da UNI Global Union, que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade da Filadélfia (Pensilvânia), nos Estados Unidos, para definir as pautas de luta e eleger a nova presidenta mundial da entidade, para os próximos quatro anos.
A organização do evento prevê a participação de mais de 700 mulheres de todo o mundo, incluindo as da delegação da Confederação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF), que é uma das maiores entidades filiadas a UNI Global Union.
Pautas
A Conferência abordará cinco tópicos: participação das mulheres nos sindicatos; saúde e segurança, na perspectiva de gênero; mundo livre de violência e assédio; juventude; e trabalho decente e um mundo sustentável.
Sobre o aumento da participação das mulheres nos movimentos sindicais, a coordenadora da Rede Uni Mulheres Brasil, Fernanda Lopes, que também compõe o comitê da Uni Américas, explica que há alguns anos a Uni Global mantém uma campanha bem-sucedida e que tem como meta 40% de representantes de mulheres em todas as estruturas, liderança, atividades e reuniões da UNI.
“Aqui no Brasil, importantes entidades já conseguiram bater essa meta, outras até superaram. Hoje, na Contraf-CUT, por exemplo, temos mais de 40% das mulheres no comando das secretarias”, destaca. “Mas, como a própria Uni Global alerta, manter esse percentual é uma batalha constante. Por isso, um dos propósitos da conferência é discutir tanto maneiras de manter, como de trazer mais mulheres para a liderança sindical”, completa Fernanda, que também é secretária da Mulher da Contraf-CUT.
Outro tema que terá o foco das atenções na conferência, por englobar os eixos sobre combate à violência e ao assédio, é a Convenção 190 (C190), adotada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2019, para enfrentar a violência e o assédio no mundo do trabalho.
“Na conferência, a discussão será a ratificação e a implementação pelos países. Atualmente, apenas 30 dos 187 estados-membros da OIT ratificaram a C190, e o Brasil, por exemplo, não está entre eles, mas já obtivemos avanços, com a iniciativa do presidente Lula que, em março, entregou o pedido de ratificação ao Congresso, onde tramita, desde então”, pontuou a vice-presidenta da Uni Américas Mulheres, Neiva Ribeiro, que também é presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “Nessa conferência, na Filadélfia, também vamos debater o papel dos sindicatos para fazer valer a C190 e discutir formas de utilizar o texto dessa importante convenção nas negociações coletivas, para erradicar todas as formas de violência no local de trabalho e para além do trabalho”, completa.
Entenda
Sob o lema Women Rising Together (Mulheres crescendo juntas), a 6ª Conferência Mundial de Mulheres da UNI Global Union, acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade da Filadélfia (Pensilvânia), nos Estados Unidos.
No encontro, serão definidas as pautas de luta e a nova presidenta da entidade para os próximos quatro anos, até a 7ª Conferência Mundial de Mulheres da UNI Global Union na Austrália, em 2027.
Os eixos de discussão definidos para a conferência deste ano são:
– Mulheres crescendo nos sindicatos;
– Mulheres pela saúde e segurança;
– Mulheres por um mundo livre de violência e assédio;
– Mulheres por trabalho decente e um mundo sustentável;
– Mulheres pela juventude.
A UNI Global Union está presente em mais de 150 países e representa mais de 20 milhões de trabalhadoras e trabalhadores.
A Contraf-CUT é uma das maiores entidades filiadas à UNI Global Union no mundo.
Logo depois da 6ª Conferência Mundial de Mulheres, entre os dias 27 e 30 de agosto, e na mesma cidade, acontecerá o 6º Congresso da UNI Global Union.
Dia Nacional de Luta em defesa do Saúde Caixa: Sindicato protesta por reajuste zero nas mensalidades e melhorias no plano
Confira entrevista exclusiva do diretor de Benefícios da Funcef à Fenae
Curso Paternidade e Maternidade Responsável: inscrições para turma de agosto estão abertas!
Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
Caixa abre inscrições para novos membros das Comissões Regionais da Diversidade
Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
Justiça tributária: Entenda o que significa a taxação dos super-ricos
Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias