
28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para lembrar a morte de 78 trabalhadores após a explosão de uma mina no dia 28 de abril de 1969 nos Estados Unidos.
Neste dia, o Sindicato destaca que a proteção à saúde e à vida dos trabalhadores é sempre prioridade na atuação da entidade.
Com a pandemia indo além do tempo estimado e ceifando cerca de três mil vidas todos os dias, bancários e bancárias de todo o país enfrentam um período turbulento, fazendo com que essa data se torne ainda mais relevante.
Na linha de frente desde o início da crise, bancários enfrentam medo da doença, pressão para o cumprimento de metas abusivas, pavor da perda de familiares e colegas de trabalho e convivem com a ameaça diária de demissões, um stress similar ao enfrentado pelos profissionais da saúde.
A categoria bancária também sofre com grande número de adoecimentos e afastamentos por doenças como LER/DORT e transtornos psíquicos. Ansiedade, depressão e Burnout estão entre as enfermidades que mais atingem os trabalhadores. Por isso, o movimento sindical mantém negociações permanentes sobre saúde com os bancos.
“Os bancos são responsáveis por 15% do total de afastamentos em todos os setores por doenças com causas mentais e comportamentais. Isso, deve-se ao modelo de gestão, que prioriza o lucro em detrimento da vida e favorece práticas de assédio moral e maior violência psicológica, visando o cumprimento de metas cada dia mais elevadas e aumento da competitividade entre seus trabalhadores. Isso tudo, sem falar no descompromisso do governo com a segurança e saúde da classe trabalhadora, ao atacar direitos fundamentais sobretudo em um momento de pandemia”, ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários de Araraquara, Paulo Roberto Redondo.
O Sindicato está constantemente em busca de melhores condições de trabalho para que a categoria bancária possa trabalhar com tranquilidade, e orienta que busquem ajuda caso seja necessário.
Webinário sobre sequelas da Covid-19
Marcando o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Coletivo Nacional de Saúde da Contraf-CUT também promove, nesta quarta-feira (28), o Webinário “Sequelas da Covid-19 sobre a saúde dos trabalhadores”. O evento online será composto por dois painéis com especialistas médicos para uma abordagem técnica sobre os efeitos da contaminação do novo coronavírus e seus efeitos posteriores.

COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical

Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'

Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer

Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026

Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade

Pelo fim do teto do Saúde Caixa e por melhoria da qualidade do plano

Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara

Governo instala comitê do Plano Nacional de Cuidados “Brasil que Cuida”

Super Caixa: movimento sindical lança campanha Vendeu/Recebeu
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias