No dia 19 de agosto, ocorrerá o 1° Festival CUT-SP de Culturas e Artes na capital paulista.
O evento será das 10h às 22h na Nave Coletiva do Mídia Ninja, na Rua José Bento, 106, no Cambuci, na zona sul de São Paulo.
O festival faz parte das celebrações dos 40 anos de vida da CUT Brasil, nascida em 28 de agosto de 1983, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, momento que reuniu mais de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras, de diferentes partes do país.
Eram tempos difíceis após a ditadura militar que durou de 1964 a 1985. O momento, porém, marca também a resistência popular, o enfraquecimento da ditadura e a reorganização de setores da sociedade civil para a construção da redemocratização.
A classe artística teve importância nisso, já que músicas, pinturas, gravuras e performances tensionaram e denunciaram, de distintas formas, os crimes, o autoritarismo e a violência contra a humanidade cometidos pelos militares.
Festival com diversidade
O festival contará com artesanatos, exposições fotográficas e de desenhos, comercialização de produtos da economia solidária, tattoo, venda de alimentos e cozinha solidária do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Durante todo o dia, o evento receberá também povos indígenas com suas tradições e culinárias, apresentações de música MPB e autoral, coro de mulheres, declamação de poesias, contação de histórias, maracatu, slam, rap, coco e congada, bandas de rock e de pop rock e mesas de debate sobre o trabalho no setor cultural.
As mesas de discussão falarão sobre a batalha das mulheres na arte, a luta do povo negro no Brasil, a criminalização do MST, o desrespeito com os povos originários e o trabalho decente para os trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural, abordando a defesa dos espaços culturais e a criação de mecanismos para a garantia de direitos, entre os quais os previdenciários.
“Vivemos um novo momento no Brasil em que a cultura está tendo seu devido valor por meio de planos, projetos e fomentos. Temos que debater, refletir, sugerir, deliberar sobre essa importante área para juntos irmos ampliarmos nossa luta por direitos, valorização e reconhecimento dos fazedores e fazedoras de cultura. O festival tem essa premissa”, afirma o secretário de Cultura da CUT-SP, Carlos Fábio, o Índio.
Dúvidas: Para maiores informações, os contatos podem ser feitos no endereço eletrônico cultura@cusp.org.br ou por WhatsApp nos telefones (19) 99248-5276 (Carlos Fábio - Índio) ou (11) 97438-5222 (Ailton Ferreira).
Nova Tabela PIP é aprovada pela Previc, após anos de reivindicação do movimento sindical
Dia Nacional de Luta em defesa do Saúde Caixa: Sindicato protesta por reajuste zero nas mensalidades e melhorias no plano
Confira entrevista exclusiva do diretor de Benefícios da Funcef à Fenae
Curso Paternidade e Maternidade Responsável: inscrições para turma de agosto estão abertas!
Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
Caixa abre inscrições para novos membros das Comissões Regionais da Diversidade
Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
Justiça tributária: Entenda o que significa a taxação dos super-ricos
Institucional
Diretoria
História
Conteúdo
Acordos coletivos
Galeria
Notícias