CUT e centrais anunciam 1° de Maio no Itaquerão em São Paulo
Pautas incluem emprego decente e igualdade salarial entre gêneros
Data: 16/04/2024 às 15:17
Fonte: Contraf-CUT, com informações da CUT

O 1º de Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora 2024, em São Paulo, será na área externa da Arena Corinthians, no bairro de Itaquera, zona Leste da cidade. É a primeira vez que a principal manifestação da classe trabalhadora na data vai ocorrer nesse local, popularmente conhecido como Itaquerão. Até o ano passado, o evento era realizado na região central. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15), pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, em coletiva à imprensa, ao lado de presidentes das demais centrais sindicais.

As bandeiras de luta, anunciadas pelas centrais, são: emprego decente, correção da tabela do Imposto de Renda, juros mais baixos, aposentadoria digna, salário igual para trabalho igual e valorização do serviço público. O ato será, mais uma vez, realizado de forma unitária entre CUT, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central de Trabalhadores Brasileiros (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central de Sindicatos Brasileiros (CSB) e Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Pública.

Nobre detalhou que, como nos anos anteriores, “o 1° de Maio será um dia de luta, e, por isso, é importante que todas e todos compareçam, porque lá estarão lideranças do movimento sindical, dos movimentos populares e de partidos políticos comprometidos com as pautas da classe trabalhadora”. A participação de bancárias e bancários será neste ato unificado.

Brasil mais justo

O lema deste ano é “1° de Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora por um Brasil mais justo”. Nobre pontuou que “será uma data simbólica para trabalhadores e trabalhadoras do mundo todo”. O dirigente também lembrou que se trata de um dia em que a classe trabalhadora se reúne “para rememorar lutas do passado, atualizar as pautas de reivindicação e planejar as lutas do futuro, e no Brasil não será diferente”.

Além da pauta de reivindicações da classe trabalhadora, o ato terá as tradicionais atividades culturais que fazem parte da celebração, como intervenções artísticas e shows musicais. “É também uma data para relaxar com a família. E vai ter grandes shows com artistas nacionais. É uma oportunidade para o povo levar a família, as crianças e fazer uma grande confraternização. E mais importante: contamos com a presença do presidente Lula, nossa maior liderança”, completou Nobre.

De acordo com os presidentes das centrais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado oficialmente para o evento em São Paulo. Nobre afirmou que é importante que Lula esteja presente porque este é “um ano de grandes desafios”, em referência ao ano de eleições municipais. Como diz o dirigente, “é importante eleger candidatos comprometidos com a classe trabalhadora”. Outro desafio citado por Nobre é “a tramitação de pautas de interesse dos trabalhadores no Congresso Nacional, que precisam ser aprovadas”.

 

Outras notícias

(16) 3336-6700 / 3335-6333 / 3331-3771

Rua Pedro Álvares Cabral, 1902 - Centro CEP: 14801-390 - Araraquara - SP

  • Siga-nos nas redes sociais:

2020 - www.bancariosararaquara.org.br - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Connect Core